Repertório

"Ao entrarmos no universo dessas histórias, no tempo do era uma vez, entramos num outro lugar, num outro tempo. Ou, como expressa muito bem a fórmula de abertura das histórias em língua inglesa, once upon a time, visitamos um lugar que está por sobre o tempo. Lugar que não é nem aqui nem ali, e é ao mesmo tempo aqui e ali. Um lugar e um tempo de possibilidades, como uma terceira margem do rio que somos nós mesmos, a correr por sobre o tempo. E uma vez que entramos nesse lugar e por ele nos aventuramos, as histórias podem operar"

(Julia Grillo in O Guerreiro Invisível e outros contos do tempo)

Foto: Pedro Napolitano Prata

Gosto de contar histórias antigas, de tradições milenares, histórias que viajaram por tempos e espaços distantes chegando até o tempo presente e para muito além desse tempo.

 

Costumo escolher o repertório de contos partindo de algumas informações-chave: onde será o encontro?  para quem será? por que contar?

Mas essas informações podem também aparecer de sopetão... daí eu mudo (um pouco ou muito) o que havia planejado.

 

De um jeito ou de outro penso que repertório é Encontro!

 

Tenho trabalhado com os seguintes temas para encontrar :

 

HISTÓRIAS QUE CHOVEM NA IMAGINAÇÃO

Uma sessão com três histórias da tradição oral de matrizes africana e indígena.

São histórias que falam do surgimento da chuva, das fontes, dos rios, da água cristalina que mata a nossa sede e nos ajuda a usufruir da vida e permanecer nesta Terra.

MITOS GREGOS

Essa apresentação é tecida a partir de histórias fantásticas onde o mistério, a paixão, o medo e a coragem permeiam a vida de deuses, semideuses e humanos que, assim como nós, seguem em busca da felicidade.

Mitos como o da terrível Medusa, do ambicioso rei Midas e do amor de Eros e Psiquê que impressionam e conduzem crianças de todas as idades a uma viagem pela cultura grega.

 

HISTÓRIAS DE CAVALOS

Você já reparou que Heróis gostam muito de Cavalos? Esse animal pode, além de ser um amigo fiel, levar Heróis e Heroínas para mundos desconhecidos, lugares somente vividos em nossa imaginação onde encontramos finalmente o que buscamos.

 

HISTÓRIAS NA ROSEIRA

Venha ouvir três histórias da tradição oral em que a Rosa é a chave para um mistério ou uma grande transformação como conhecer um grande Amor.

 

HISTÓRIAS SURPREENDENTES COM UM FINAL NÃO TÃO FELIZ

Para você toda boa história acaba com "e eles foram felizes para sempre"?

Então você precisa conhecer as histórias que iremos contar!

São três histórias da tradição oral que nos ensinam sobre os desfechos da vida: são benéficos ou não dependendo do lugar de onde estamos, do nosso ponto de vista... Qual será o seu ponto de vista?

 

HISTÓRIAS DE SERES INVISÍVEIS

Uma sessão com três histórias em que heróis e heroínas são revelados pelo olhar sensível daqueles que enxergam muito além da realidade: com os olhos do coração. Uma moça borralheira, um ferreiro e um bobo que lutaram para ver o que não podia ser visto.

 

HISTÓRIAS DE VIAJANTES BEM VINDOS

Histórias de viajantes que fogem de seu lugar de origem em busca de uma vida próspera e de pertencimento.

São caminhos de transformação em que o encontro com o "diferente" enriquece e enaltece a existência humana.

 

PARA CÁ OU PARA LÁ? HISTÓRIAS - DILEMA DO MUNDO TODO 

Muitas vezes ficamos em dúvida sobre qual seria o melhor caminho quando temos duas ou mais possibilidades de estrada. Nessas histórias que iremos contar você pode nos ajudar a escolher e criar um final justo e feliz para esses nobres viajantes.

 

O JOGO DE VOCÊ: CONTOS ANCESTRAIS SOBRE A FANTASIA DE SER O QUE SE É.

(COLETIVO AS RUTES PARA A MOSTRA TODOS OS GÊNEROS DO ITAÚ CULTURAL)

          Pode um príncipe ser princesa e uma princesa ser príncipe?

Pode sim!!

As histórias da tradição oral  nos revelam que o príncipe e a princesa são lugares dentro de nós, todos nós temos esses princípios de algo que ainda vai se Realizar no território sagrado do nosso coração. 

Quer ver como?

Com a ajuda da música e de alguns objetos cênicos contaremos histórias de donzelas guerreiras  e príncipes amorosos que, de modo sincero e autêntico, enfrentaram os desafios de suas jornadas com coragem, inteligência e sensibilidade.

Ficha Técnica

​Coletivo As Rutes

Contadoras de Histórias: Cristiana Ceschi, Emilie Andrade e Sarah Elisa

Direção/Colaboração: Fabiana Rubira

Músicista: Tânia Piffer

CASO VOCÊ TENHA ALGUMA SUGESTÃO DE TEMA, ALGUM ASSUNTO QUE GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM O AUXILIO DAS HISTÓRIAS DA TRADIÇÃO ORAL,  ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL: crisceschi@yahoo.com.br

 

 

direitos reservados - Cristiana Ceschi

ilustrações do cabeçalho: Beatriz Carvalho